quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


Minha amiga Flor chegou do Ceará e além de um porta moedas lindo e uma cocada, também me trouxe esse presente acima que eu adorei! Isso mesmo, é literatura de cordel sobre a Lei Maria da Penha, de autoria do Tião Simpatia (que não só é repentista, como também é cantor, compositor e educador).

Apesar de todas as falhas e do machismo da sociedade brasileira (inclusive dos profissionais das delegacias, justiça, etc), que impede que a lei seja aplicada de forma plena, a proposta da lei Maria da Penha é mais do que válida. Foi uma conquista da Justiça brasileira (e nossa, mulheres!) ter um dispositivo como ela. 

Fora que literatura de Cordel me fascina. Na verdade tudo o que pode ser concebido como cultura popular me leva ao delírio. 

Sem maiores delongas, aqui vão alguns trechos: 

I

A Lei Maria da Penha
Está em pleno vigor
Não veio pr'a prender homem
Mas pr'a punir agressor
Pois em "mulher não se bate
Nem mesmo com uma flor"

II

A Violência Doméstica
Tem sido uma grande vilã
Por ser contra a violência
Desta Lei me tornei fã. 
Pr'a que a mulher de hoje 
Não seja vítima amanhã

XXXII 

Espero ter sido útil 
Neste cordel que criei 
Para informar ao povo 
Sobre a importância da Lei 
Quem agride uma Rainha 
Não merece ser um Rei.

Eu achei show! Obrigada Flor!
 
Copyright (c) 2010 Casa no Mato. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.